YUMBANDHÊ

YUMBANDHÊ

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

AS DIVERSAS ESFERAS DA TERRA E OS ORIXÁS

Teilhard de Chardin


Como geopaleontólogo, Teilhard de Chardin estava familiarizado com as evidências geológicas e fósseis da evolução do planeta e da espécie humana. Como sacerdote cristão e católico, tinha consciência da necessidade de um metacristianismo que contribuísse para a sobrevivência do planeta e da humanidade sobre ele . No cerne da questão está a visão filosófica, teológica e mística de Teilhard de Chardin a respeito da evolução de todo o Universo, do caos primordial até o despertar da consciência humana sobre a Terra, estágio esse que, segundo ele, será seguido por uma Noogénese, a integração de todo o pensamento humano em uma única rede inteligente que acrescentará mais uma camada em volta da Terra: a Noosfera, que recobrirá todo o Biosfera Terrestre. A orientar todo esse processo, existe uma força que age a partir de dentro da matéria, que orienta a evolução em direção a um ponto de convergência: o Ponto Ômega. Teilhard sustentava a ideia de um Panenteísmo cósmico: a crença de que Deus e o Universo mantém uma criativa e dinâmica relação de progressiva evolução.


Segundo Chardin, a Terra seria composta de várias camadas esféricas:

A BARISFERA, que seria o núcleo metálico da terra, surge então a energia de OGUM E EGUNITA, aquele que reflete exatamente a dimensão primária da terra.

A LITOSFERA, ou camada de rochas, é a energia primária de XANGÔ E OROINÁ , rochas e pedreiras estão sob seu domínio;

A HIDROSFERA, camada de água, foi a energia primaria das senhoras IEMANJA, NANÃ, OXUM, 

A ATMOSFERA, camada do ar foi a energia principal de   YANSÃ E OXUMARÉ

A BIOSFERA, esfera da vida humana, OXOSSI, OSSAIM, LOGUNEDÉ

A NOOSFERA, ou esfera do pensamento ou espírito, temos OXALÁ E ODUDWA, LOGUNAN

A CRISTOFERA, será a esfera do Cristo Planetário. Neste plano atuam todos os orixás refletores do Cristo Planetário, do VERBO CRIACIONAL. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário