YUMBANDHÊ

YUMBANDHÊ

domingo, 7 de fevereiro de 2016

DIVINDADES INDIGENAS

YARA - UIRA - ENERGIA DA ÁGUA - UMA OXUM
Deusa das águas, também conhecida como Uiara, ela é vista como uma linda sereia que vive nas profundezas do rio Amazonas, de pele parda, cabelos verdes longos e olhos castanhos.

ABAÇAI - ENERGIA DA GUERRA E DAS DEMANDAS - UM OGUM
É o deus da guerra, um tipo de ‘Áries’ ou ‘Marte’ dos nativos. É o espírito guerreiro que se apossa do índio que se prepara para batalhas sangrentas. Por isso, dizem que aqueles preparados para a guera estão “abaçaiados”. Nota do Perdido: Existe uma música da banda paulista O Teatro Mágico chamada Abaçaiado.

ANGRA - ENERGIA DO FOGO - UMA YANSÃ OU OROÍNA
A deusa do fogo da mitologia tupi-guarani.

TUPÃ - ENERGIA DO TROVÃO E TEMPESTADES - UM XANGÔ
Seria um tipo de líder na mitologia tupinambá, senhor dos trovões e tempestades. Em analogia simples, poderia ser comparado ao deus grego Zeus, ou mesmo ao deus nórdico Thor, pois ele compartilha a mesma explicação comum nos deuses dos povos antigos para os relâmpagos. Tupã também tem a característica da onipresença, que é muito comum nas religiões cristãs, judaica e islâmica. Os jesuítas, na época da colonização, difundiram uma opinião errônea de que o trovão em sí seria um deus indígena, sendo que na verdade, ele é apenas a maneira utilizada por Tupã para se expressar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário