YUMBANDHÊ

YUMBANDHÊ

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

DOUTRINA UMBANDISTA - PARTE 1

DOUTRINA FUNDAMENTAIS DA UMBANDA

1 - O CONCEITO ETIMOLÓGICO DA UMBANDA.

Em termos gerais muitas pessoas tem se expressado sobre o termo UMBANDA, termo este posterior a ALABANDA, colocado por Zélio fernandino de Moraes. Isto talvez por que o Zélio desejasse fazer uma homenagem a ORIXÁ MALET, que assistia o médium. Como se pode perceber essa entidade era de origem Malaio, por isso uma Maometano. Que tem por divindade fundamental o DEU ALAH, 

Mas o termo UMBANDA Tem sido atribuído vários sentidos:

1 - do umbundo e do quibundo - são duas línguas africanistas que significa a ARTE DE CURANDEIRO, OU A ARTE DE CURAR, CIÊNCIA MÉDICA.

2 - do vético, AUMPRAM, AUMBANDHÃ, tem significado de LUZ DIVINA, CONJUNTO DAS LEIS DIVINAS, 

3 - o mesmo termo OMBANDA, OM tem sentido de som divino, do mantra que é realizado pelos monges evocando o nome divino de OM, então OM É DEUS, O SOM DIVINO UNIVERSAL, que vem ao encontro do HOMEM, quem vem em sua busca, para a UNIDADE. A palavra AUPIRAM, foi transformada em AUMPRAM e finalmente em UMBANDA. 

Allabanda é Deus ao nosso lado. Nós ao lado de Deus. É isso que significa AUMBANDA.

2 - O CONCEITO DE PAI IURUPARI

Longe de vos dizer o que significa em sentido de literalidade, a palavra UMBANDA, remonta a tempos antigos, nasce no meio da raça vermelha, e surge derivado de Iubandhê, que seria "nós e Yamandu" então o termo indígena seria YA - MANDHÊ. Iandé somos nós, eu  e você unidos a YAMANDU, energia suprema. 

YA, também é o nome da divindade judaica, seria então. Se pegarmos o nome da divindade judaica ou abraamica, veremos  que a raça vermelha trouxe ela consigo, YHWH = YAHMWNDHU, Isso seria o termo na sua origem mais profunda, mas que com o passar do tempo a raça que habitava aqui foi perdendo o seu sentido original, sua corruptela ficou sendo YAMANDU, OU IAMANDU.

A YABANDHÊ, era o culto das tribos vermelhas a YAMANDU. Umbanda é por assim dizer um culto onde O SOM DIVINO, A PALAVRA DIVINA É EMITIDA, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário