YUMBANDHÊ

YUMBANDHÊ

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

DOUTRINA UMBANDISTA - PARTE 4

OS SAGRADOS ORIXÁS

Vamos primeiro dizer o seguinte, o termo orixá se popularizou na umbanda, mas em si mesmo não é algo da umbanda, pertence ao culto afro, ao candomblé. Os orixás são:
- Seres arque angélicos
- São energias emanentes da Deidade
- São seres sagrados pois tem sua origem na emanação da deidade no mundo. Eles são, seres de energia como os anjos o, contudo pertencem a classe dos Elohins, dos filhos criadores de Deus. 

O termo orixá, ou purusha, tem sentido de LUZ DA CABEÇA, e não senhor da cabeça. Mesmo que fosse "senhor", não se emprega no sentido de Deus, de Deidade. Por isso, os orixás, anjos, elohins pertencem a esfera do divino, mais não são uma Deidade, um Deus no sentido absoluto da palavra. Mas, são "expressões de seu ser, quando emanados e imanentes do Pai criador". Todos os orixás, anjos, elohins ou devas estão associados ao ESPÍRITO ETERNO, a divina mãe Universal.

Os orixás emergem da Criação do universo, do cosmos, das constelações e dos planetas, nutrido-se de sua natureza criada e a mantendo em existência circunstancial, isto é, a nível geral podemos afirmar que um ser pode ESTAR ORIXÁ, mas que na verdade orixá é UMA CORPORIFICAÇÃO DE ENERGIA, DA ENERGIA CRÍSTICA, por isso, NÃO É UMA ENTIDADE INDIVIDUALIZADA como muitos querem fazer parecer. Contudo, como seres "emanados e não criados", os orixás, assim chamado pela língua iorubana, é em tese o que os cristãos chamam de anjos, os hindus de devas, os muçulmanos gênios, com suas devidas hierarquias. ESTAR ORIXÁ, isto é, ser luz da cabeça, energia da cabeça (ori) é uma estado de ser, não é em si mesmo uma natureza, mas um atributo aos seres criadores, mantenedores das energias da terra.

Então não temos UMA ENTIDADE CHAMADA YEMANJA, mas uma "corporificação energética, espiritual, crística chamada YEMANJA". Os próprios nomes destas corporificações são africanas, e segundo muitos estudiosos são corruptelas dos nomes verdadeiros perdidos ao longo do tempo. Por ser uma ENERGIA DE GRANDE FORÇA, evidentemente o ser humano em si mesmo não comportaria essa energia em seu corpo. Assim como "ninguém poderia ver Deus e ficar vivo", assim também estas energias não estão na esfera "incorporação" de uma pessoa.

Sendo assim, estes "orixás" ou tronados divinos, são criaturas de pura energia que regem determinados elementos do planeta para manter eles em equilíbrio. Por isso, como todo universo é organizado hierarquicamente, os SERES ORIXÁS, estão também na mesma esfera de ordem. Pois em Deus não existe confusão. Cada corporificação possuem "vários trabalhadores, seres, espíritos, que atuam naquela vibração de energia". São estes seres que representam na esfera humana estas FORÇAS chamadas de orixás, os LUMINOSOS, esferas de energia sagrada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário