YUMBANDHÊ

YUMBANDHÊ

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

DOUTRINA UMBANDISTA - PARTE 5

OS SAGRADOS ORIXÁS

1 - O PRINCÍPIO DE TUDO.
"No principio, começo, inicio criou Deus (Elohim) o céu e a terra" - Gênesis 1
"No principio, no começo, inicio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus"

Para entendermos os sagrados orixás, precisamos começar do PRINCIPIO DAS COISAS, da origem de tudo, caso contrário estamos cometendo erros e mais erros na fundamentação da doutrina umbandista.

O UNO - EL - DEIDADE PRIMORDIAL
El segundo alguns estudiosos era o PAI DOS DEUSES, DOS ELOHINS. 
Ēl (אל) é uma palavra semitica do Noroeste traduzido em português quer como deuses ou como Deus e às vezes não traduzida como El, dependendo do contexto.
No Levante como um todo, El ou IL era o deus supremo, o pai da humanidade e de todas as criaturas e o marido da Deusa Aserá como atestado no Ugarit. Governava a todos do monte Saphon e foi sob sua égide que Baal/Hadad casou com Anat e derrotou o deus do marYam e o deus da morte Mot, tornando-se o rei dos deuses.

Apesar de aparecerem diversas vezes na composição dos nomes, esses dois nomes IA e EL revestem-se de um significado muito
especial. Podíamos traduzí-los como "Deus", mas essa não seria a realidade do significado dessas palavras.
IA ou IAH e EL ou IL eram os nomes de divindades Assírio-Babilônicas e originalmente tinham um significado muito especial para esse povo. 
           A palavra IA em sua forma moderna: ђia, significa VIDA e tem o mesmo radical filológico de EVA (ђwa). Já a palavra EL ou IL, em sua forma moderna: ђil significa ENERGIA. 
           Assim essas duas divindades na verdade indicavam o início do Universo (Energia) e o início da Vida. Os povos Assírios e entre eles incluímos todos aqueles que  se utilizavam da língua Assíria, tinham a forte convicção de que o deus primordial era todo Energia e de sua energia criou o Universo que nada mais é do que a transformação ou manifestação da energia em matéria e vida. 
           É interessante notar que a palavra que indica o nome de Deus nas línguas Semitas é a composição dessas duas, assim, temos: 
ALÅHÅ (em Aramaico) = El + Iah
ALAH  (em Árabe) = El + Iah 
ELOHIM (em  Hebraico) = El + Iah + im (im é  indicação de plural). 
Mais interessante ainda é observar que em Hebraico, a forma utilizada é sempre plural, como se se referisse a dois deuses: EL e IAH, enquanto que os Assírios  utilizavam apenas IL e os Cananeus, IAH. Já os Arameus utilizavam ALAHA querendo com isso significar que Deus é  Energia e Vida juntas, porém nunca na forma gramatical dual.
2 - POSTULADO DO "EU SOU"
Na teogonia EL, o UNO, se desdobra de si mesmo gerando na sua potencialidade uma DEIDADE, que é o PAI UNIVERSAL, a divina consciência universal, o absoluto EU SOU, desdobra-se ainda mais e gera o FILHO ORIGINAL, e dessa relação de deidades emerge ou se gera o ESPIRITO ETERNO. Então seria o PENSAMENTO, A EXPRESSÃO E A AÇÃO. A TRINDADE se gera e auto gera. Lembrando que A DEIDADE É DUAL, tendo a expressão FEMININA da divindade. A DEIDADE NÃO ÓRGÃOS SEXUAIS, mas tem sexualidade a medida que se pode gerar. GERAR É ALGO QUE SOMENTE A DEIDADE PODE, o ser humano pode CRIAR uma cadeira, mas não gerar ela. 
Dessa GERAÇÃO PRIMORDIAL, outras energias foram se auto gerando e transbordando da Deidade, com isso ENERGIA E VIDA, vão se tonando o elemento fundamental de toda criatura. Então vejamos:
1 - O PAI UNIVERSAL
2 - O FILHO ORIGINAL
3 - O ESPÍRITO ETERNO
4 - O SER SUPREMO
5 - OS SETE ESPÍRITOS MESTRES
6 - OS ANCIÃOS DOS DIAS
7 - OS FILHOS CRIADORES
Todos são a DEIDADE, são expressões dela para o universo criado. Contudo nem toda a deidade é Deus. Por isso os orixás estão dentro desta plataforma de geração dos seres divinais, aqueles que participam da deidade mais não são deuses, mas apenas sagrados ou divinos. 
Os orixás, estão sujeitos aos filhos criadores, são entidades espirituais que podemos chamar de CORPORAÇÃO PLANETÁRIA, eles estão ainda presentes no planeta e se desdobram em varias outras corporificações que atuam a nível de ser humano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário