YUMBANDHÊ

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quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

DOUTRINA UMBANDISTA - PARTE 2

ASPECTOS IMPORTANTES DA UMBANDA

1 - A UMBANDA É TEÍSTA E DEÍSTA
teísmo (do grego Théos, "Deus") é uma crença na existência de deuses, seja um ou mais de um, no caso de mais de um, pode existir um supremo[1] . O teísmo não é religião, pois não se trata de um sistema de costumes, rituais e não possui sacerdotes ou uma instituição. Teísmo é apenas o nome para classificar a opinião segundo a qual existe ou existem deuses. Algumas religiões ou posturas filosóficas são teístas, outras são deístas, panteístas, etc. Então, podemos dividir o teísmo em:

A UMBANDA É MONOTEÍSTA, isso está claro para cada um de nós. DEIDADE, DIVINDADE, DEUS, é algo profundamente fundamentado na umbanda. NÃO EXISTE POLITEÍSMO na umbanda. CONCEITO DE UM DEUS MAIOR E DIVINDADES INFERIORES não faz parte da teologia da umbanda divina. 

deísmo é uma posição filosófica naturalista que acredita na criação do universo por uma inteligência superior, é a primeira causa da filosofia deísta. Em palavras mais simples: um deísta é aquele que está inclinado a afirmar a existência de um criador, mas não pratica nenhuma religião, não negando a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e físicas. A interpretação de Deus pode variar para cada deísta.

2 - A UMBANDA É PANTEÍSTA, PANETEÍSTA, PANDEÍSTA E PANTITEÍSTA.
panteísmo é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente, e imanente, ou que o Universo (ou a Natureza) e Deus são idênticos. Sendo assim, os adeptos dessa posição, os panteístas, não acreditam num deus pessoalantropomórfico ou criador. A palavra é derivada do grego pan (que significa "tudo") e theos (que significa "deus"). Embora existam divergências dentro do panteísmo, as ideias centrais dizem que deus é encontrado em todo o cosmos como uma unidade abrangente. Recorrendo ao Dicionário da Língua Portuguesa, lemos que o panteísmo só admite como Deus "o todo, a universalidade dos seres", não sendo portanto, um conteúdo em particular Deus, mas sim a totalidade deste.

Panenteísmo (pan-en-teísmo), ou krausismo, é uma doutrina que diz que o universo está contido em Deus ou nos deuses, mas Deus ou os deuses é/são maior(es) do que o universo. É diferente do panteísmo, a crença de que Deus ou os deuses e o universo coincidem perfeitamente (ou seja, são o mesmo). O termo foi proposto por Karl Christian Friedrich Krause, na sua obra System des Philosophie (1828), para designar a sua própria doutrina teológica que pretendia servir de mediação entre o panteísmo e o teísmo. O termo passou a ser utilizado para designar múltiplas tentativas análogas, extravasando o sentido original que lhe fora atribuído por Karl Krause.

Pandeísmo (em grego πάν) é uma corrente filosófica que surgiu da mistura do panteísmo com o deísmoCorrente religiosa sincrética (do grego: πάν (pan), "todo" e do latim deus, "deus") proveniente da junção do panteísmo (identidade de Deus com o Universo) com o deísmo (O Deus criador do universo não mais pode ser localizado, senão com base na razão), ou seja, a afirmação concomitante de que Deus precede o Universo, sendo o seu criador e, ao mesmo tempo, sua Totalidade.

Pantiteísmo é designação dada a uma corrente filosófica e doutrinária, derivada do krausismo, que reconhece a presença de Deus em todos os lugares e em tudo. Como doutrina, foi proposto inicialmente pelo filósofo português Cunha Seixas, sendo de seguida adaptado por diversos pensadores ibéricos.

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