YUMBANDHÊ

YUMBANDHÊ

domingo, 7 de fevereiro de 2016

PLANTAS DE PODER E A LITURGIA NA YUBANDHÊ

DEUS DISSE:

"Eis que vos dou toda a erva que dá semente sobre a Terra e todas as árvores frutíferas, contendo em sí mesmas a sua semente, para que vos sirva de alimento"


ALGUM GRUPO PODE SE INTITULAR DONOS DA NATUREZA? DONO DAS PLANTAS SAGRADAS, PLANTAS DE PODER, ERVAS DE PODER? NÃO! NÓS DA YUBANDHÊ DESCORDAMOS PROFUNDAMENTE DE TODO E QUALQUER FANATISMO OU EXCLUSIVISMO RELIGIOSO. TUDO QUE SABEMOS SOBRE AS PLANTAS DE PODER, NOS VEM DOS CURANDEIROS E XAMÃS DA MATA, DAS TRIBOS INDÍGENAS. ENTÃO O USO LITÚRGICO DE ERVAS DENTRO DA UMBANDA É BEM COMUM E MUITO ANTIGO. POR ISSO, NADA PODE JUSTIFICAR GRUPOS CHEIOS DE COMPORTAMENTOS ESTRANHOS. 

1 - CHACRONA E JAGUBE
A chacrona possui dois tipos: 1) A caboclinha e a orelha de onça.
O Jagube ou Mariri, possuem: 1) Caapi, caupi e cabi
Estas plantas são usadas para produzir o chá das almas, ou chá da vida. Segundo Pai Irupari, essas plantas existem a milênios no mundo, como por exemplo a "arvore de conhecimento do bem e do mal". Ele nos diz que estas plantas não podem ser chamadas de poder, mas de sagradas, pois poder somente tem Yamandu.  

2 - PEYOTE
 O peyote é um cacto originário da América Central e é muito utilizado pelas tribos indígenas do México e dos Estados Unidos. A substância ativa encontrada é a mescalina. Esta planta é utilizada em rituais de cura e nos remete a experiências visionárias, é utilizada pela Igreja Nativa Americana em seus cultos sagrados. 

3 - WCHUMA
O Wachuma ou San Pedro é um cacto originário da região dos Andes, Chile, Bolívia, Perú, Equador e Colômbia. Sua substância ativa é a mescalina. Planta utilizada para cura e experiências visionárias e adivinhatórias, onde o xamã é levado a ter a visão da cura do enfermo, o espírito da planta entra em contato com o xamã ensinando-o a expulsar a enfermidade. 

4 - YBOGA
A Bebida Sagrada mais usada na África chama-se Bwitists, que é uma preparação da raíz do Iboga, planta mestra muito utilizada pelos pigmeus, tribo indígena africana. Sua substância ativa é o alcalóide ibogaína. Muito utilizado pelos xamãs africanos em sessões de cura. O Iboga estimula o sistema nervoso central e induz a experiências visionárias e a transes profundos. 

5 - DATURA
Existem diversos tipos de Datura, porém, as únicas que são realmente plantas mestras professoras são a Datura wrightii e a Datura stramonium. Planta originária do México e Estados Unidos, porém, a Datura stramonium é encontrada no Brasil. Sua subtância ativa é a scopolamina. É uma das plantas mestras mais perigosas, deve apenas ser ministradas por xamãs muito experiêntes. Experiências recreativas podem ser fatais. 

6 - JUREMA
A Jurema, também conhecida como Jurema-preta, também é nome de uma Bebida Sagrada feita com a raiz da árvore do mesmo nome (Mimosa hostilis). Os pajés, sacerdotes tupis, também fazem outra Bebida Sagrada da jurema-branca (Mimosa verrucosa), para estimular sonhos afrodisíacos. É um tipo de Bebida Sagrada servida em reuniões especiais. Das raízes e raspas dos galhos, os feiticeiros e pajés, babalorixás, os mestres do catimbó, os pais-de-terreiro do candomblé de caboclo fazem uso abundante. Sua substância ativa é o DMT (N-dimetiltriptamina). É utiliza tradicionalmente para fins medicinais e religiosos. Sua casca é usada para fins medicinais e a casca de sua raiz é a parte da planta usada nas cerimônias religiosas, pois possui maior parte dos alcalóides psicoativos. 

7 - CHALIPONGA
A chaliponga cresce na baixada amazónica, e a planta tem sido colhida apenas no Sul da Colômbia e da Venezuela, a Este do Equador, Norte do Perú e Oeste brasileiro. É também conhecida pelo seu nome latim, diplopterys cabrerana, pelo seu nome latim anterior, banisteriopsis rusbyana e muitos outros nomes nativos tais como chagropanga, oco-yagè, yaco-ayahuasco, yageúco. É normalmente cultivada pelos Xamãs para uso na preparação da ayahuasca, a qual pode ser obtida com qualquer combinação de um "inibidor da enzima de MAO" e uma planta que contenha DMT. A diplopterys cabrerana produz DMT nas suas folhas, em alta concentração. O conteúdo alcalóide da chaliponga pode ser 5 a 10 vezes maior que o da chacrona (psychotria viridis) e algumas tribos, tais como os Harakmbet, acreditam que uma pessoa deve "passar" à ayahuasca com chaliponga apenas após quatro ou cinco experiências de ayahuasca preparada com chacrona. Na Colômbia, coze-se uma mistura de banisteriopsis caapi e folhas de chaliponga, conhecida como biaxíi. Outras tribos também usam a chaliponga nas poções de ayahuasca como fonte de N,N-DMT.

8 - FLOR DE TROMBETA
Ololiuqui, é conhecida como coaxihuitl ou erva da serpente (animal frequentemente visto nos transes provocados pelas plantas de poder), ou, também, erva da Virgem. Durante muito tempo a Ololiuqui foi conhecida por poucos índios mexicanos. Hoje encontra-se em quase todas as aldeias de Oaxaca, onde servem os povos nativos com ajuda ou respostas aos seus problemas. As sementes eram usadas devido aos seus efeitos psicodélicos, pelos feiticeiros Astecas, para se comunicarem com os seus deuses. A ololiuhqui também é usada na medicina tradicional mexicana como cura para flatulência, doenças venéreas, dores, e remover tumores. Diz-se fazer milagres quando aplicada adequadamente. A Ololiuhqui é considerada uma planta mágica pelos curandeiros mexicanos, que costumam ingerir as sementes esmagadas num copo d'agua, em seus rituais magico-religiosos. Os índios relatam visões poderosas, mesmo com doses baixas. Possivelmente isto deve-se às condições culturais e à orientação xamã. As amidas do ácido lisérgico são responsáveis pelos seus efeitos psíquicos. Há indícios que essas sementes são usadas há mais de 2000 anos pelos nativos da América Central. A Rivea corymbosa (ou turbina corymbosa) pertence ao grupo das morning glory originárias da América Latina, do norte do México ao sul do Perú, e está grandemente naturalizada em outras regiões. As suas sementes dão trepadeiras perenes com flores brancas, geralmente cultivadas para fins ornamentais. Essas sementes são conhecidas em espanhol como "semillas de la Virgen", ou "Sementes da Virgem Maria", em alusão a Virgem Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário